Jesus ensinou-nos o segredo do poder da fé. É fundamental cultivar a fé, pois é com a fé que nós olhamos as coisas e as vemos como Jesus as via. O alimento da fé cristã é a Palavra de Deus, a qual nos comunica as verdades do mistério de Deus e do mistério do Homem. Mas não basta alimentar a fé, isto é, não basta vermos as coisas como Deus as vê. É preciso exercitarmos a fé.
Exercitar a fé é tomar atitudes, opções, decisões e escolhas de acordo com o que a Palavra de Deus nos transmite.É mediante o exercício da fé que podes fazer maravilhas semelhantes às que Jesus fez. A Palavra de Deus diz-nos, por exemplo, que Deus está em nós e está disponível para nós vinte e quatro horas por dia. Exercitar a fé significa actuar de acordo com esta verdade. É importante sabermos que a fé não é apenas um saber. A fé é também uma maneira de agir em sintonia com Deus que, pela Sua Palavra, se revela ao Homem, dizendo-lhe quem é e qual o seu plano para a Humanidade.
É muito importante tomar Deus a sério e agir de acordo com aquilo que o Senhor nos revela. Nas nossas escolhas, decisões, atitudes e comportamentos devemos proceder contando sempre com Deus. Eis o princípio a termos presente no exercício da fé: contar com Deus sempre. Tentar a Deus nunca.
Tentar a Deus significa pretender que Deus faça o que nos compete fazer a nós.Deus está connosco, mas não está em nosso lugar. Deus nunca nos substitui, a fim de nos realizarmos como pessoas livres, conscientes responsáveis, únicas, originais e irrepetíveis. Se, por exemplo, estudei para o exame, devo exercitar a fé e dizer ao Senhor: sei que fiz o que devia e tu agora vais avaliar o resultado do meu trabalho. Ajuda-me para que tudo o que estudei se torne presente na minha mente. Neste caso, Deus estará comigo, avaliando o resultado do meu trabalho.
Podemos ter a certeza de que Deus é sempre verdadeiro e fiel. Mas não devemos fazer preguiça, pensando que Deus nos vai substituir, metendo-nos magicamente na cabeça as coisas que não estudamos. Tentar a Deus é não ser sério consigo nem com Deus.
As pessoas que procuram tomar Deus a sério, exercitando a sua fé, tornam-se fortes.
O medo começa a desaparecer das suas vidas e começam a ser capazes de fazer coisas que nunca conseguiriam sem o exercício da fé. A fé activa no interior da pessoa uma série de forças espirituais que, segundo um exemplo dado por Jesus, nos torna capazes de remover as próprias montanhas.
As montanhas são os problemas e dificuldades capazes de destruir a pessoa que não se exercita na fé. Com a força da fé, somos capazes de fazer maravilhas e transformar o mundo.
Um dia Jesus ia com os discípulos no barco de um amigo. Estavam a atravessar um lago muito grande. Como estava cansado, Jesus adormeceu. De repente levantou-se uma tempestade terrível. O barco parecia que ia virar-se de um momento para o outro.Jesus continuava a dormir. Os discípulos entram em pânico e perdem o controle. Não foram capazes de exercitar a fé.
Eis uma atitude de alguém que, neste caso exercitasse a fé: “Meu Deus, sei que estás comigo e que, portanto, nada me pode acontecer que eu e tu, em conjunto, não possamos resolver. Inspira-me a atitude certa que devo tomar neste momento”.Mas os discípulos não actuaram assim.
Cheios de medo, começam a gritar e, desesperados, agitam Jesus para que acorde: “Jesus, acorda e salva-nos, pois vamos morrer aqui todos”! Jesus olhou e viu o rosto aterrorizado dos discípulos.Como tinha muita fé, Jesus não sentiu medo nenhum. Os discípulos, nervosos e em pânico disseram-lhe: “não fazes nada, Senhor”!
Jesus pôs-se de pé e com a força da fé que estava dentro dele fez que tudo ficasse calmo, a começar pelos corações dos discípulos que estavam mais alterados do que as ondas do lago.Jesus aproveita este incidente para ensinar aos discípulos o exercício da fé.
Eis as palavras de Jesus: parece impossível haver em vós tão pouca fé!
Como Jesus já tinha ensinado muitas coisas aos discípulos, esperava que eles já fossem capazes de exercitar mais a fé.Apesar disto, Jesus era muito compreensivo com a pouca fé dos discípulos. Ele sabia que os discípulos ainda não tinham recebido o Espírito Santo.
Jesus disse-lhes então que, após a sua ressurreição, lhes ia enviar o Espírito Santo. Quando o Espírito Santo vier, disse Jesus, Ele vos ensinará todas as coisas.
De facto, depois de Jesus ressuscitar o Espírito Santo veio e tornou os Apóstolos uns verdadeiros gigantes. A sua vida passou a ser um exercício permanente de fé, graças ao qual tinham força para ir anunciar o Evangelho pelo mundo inteiro e dar a vida por Cristo.
Foi assim que os discípulos compreenderam que, pela fé, recebemos a sabedoria para entendermos os mistérios de Deus e a força para transformarmos o mundo!
Depois da ressurreição de Jesus, os discípulos ficaram cheios de confiança em Deus, pois sabiam que, com Deus, todas as montanhas seriam removidas.Foi então que os discípulos, cheios do Espírito Santo, Começaram a evangelizar e a fazer milagres graças à grande força da fé que estava neles.Como fomos baptizados no Espírito de Cristo, também nós somos chamados a transformar o coração das pessoas, anunciando-lhes o Evangelho, como fizeram os discípulos de Jesus.