QUARESMA E RECONCILIAÇÃO COM DEUS
No tempo quaresmal, o Senhor nos convida a experimentar uma intimidade mais profunda e, particularmente, a buscar práticas e exercícios que nos aproximem da Sua face. É tempo de reflexão, de reconhecimento dos nossos erros, de arrependimento e, consequentemente, de um desejo ardente de mudança de vida.
É necessário que nesse tempo possamos querer uma vida nova, tendo consciência e maturidade para enxergar e assumir em nós tudo que ainda nos afasta dessa proximidade com o Senhor. Quando damos espaço e permitimos, através da oração, que o Senhor nos revela o que ainda é prioridade em nossas vidas, mas que aos olhos do Pai é pedra de tropeço, Ele nos revela claramente o que ainda é necessário deixar para trás. Esse exercício nos faz visualizar as nossas faltas e experimentar o arrependimento, que nada mais é do que uma dor ou aversão aos pecados cometidos com um firme propósito de não mais pecar no futuro.
Para que experimentemos concretamente o perdão do Senhor sobre nossos pecados e assim, nos sintamos chamados, pelo Senhor Misericordioso, a ter uma nova possibilidade de conversão e com isso retomemos o Plano de Amor que o Senhor tem para nós, somos presenteados e convidados a receber o Sacramento da Confissão.
O sacramento da Confissão é constituído por três actos:
- O arrependimento dos pecados cometidos;
- A confissão individual dos pecados ao sacerdote;
- O propósito de cumprir a penitência e as obras de reparação indicadas pelo confessor (sacerdote).
Ao procurarmos o Sacramento, é necessário que nos preparemos para recebê-lo fazendo um profundo exame de consciência.
- Reconciliamo-nos com o Senhor, retomando assim o caminho de busca da santidade.
- Alcançamos a remissão eterna desses pecados confessados, recebendo a força espiritual para não voltar a cair nas mesmas tentações.
- Nossa consciência é invadida por um profundo estado de paz e experimentamos o consolo espiritual e a Misericórdia Divina.
Por isso, já entendemos o quanto é preciso este Sacramento, de maneira especial na Quaresma. Recebe-lo, observando todos esses passos, fará com que ganhemos e caminhemos a passos largos nesse caminho em busca da Santidade.
Sendo essa graça não somente a mim e a ti, podemos nos unir e incentivar todas as pessoas que nos cercam (amigos, familiares…) a reconhecerem e a buscarem esse sinal concreto da Graça do Senhor, tão acessível a todos nós, devemos ter consciência da sua importância e riqueza.
Pedimos ao Bom Jesus que desperte em nossos corações o desejo imediato de receber este Sacramento e nele nos abandonarmos sem reservas, sem máscaras, para que o Senhor nos possa visitar e fazer – nos experimentar da Sua Misericórdia e Absolvição.
Lembra-te: O Senhor espera-te e quer dar-te uma nova vida!