Evangelho segundo S. João 8, 1-11
Jesus foi para o Monte das Oliveiras. De madrugada, voltou outra vez para o templo e todo o povo vinha ter com Ele. Jesus sentou-se e pôs-se a ensinar. Então, os doutores da Lei e os fariseus trouxeram-lhe certa mulher apanhada em adultério, colocaram-na no meio e disseram-lhe: «Mestre, esta mulher foi apanhada a pecar em flagrante adultério. Moisés, na Lei, mandou-nos matar à pedrada tais mulheres. E Tu que dizes?» Faziam-lhe esta pergunta para o fazerem cair numa armadilha e terem que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se para o chão, pôs-se a escrever na terra. Como insistissem em interrogá-lo, ergueu-se e disse-lhes: «Quem de vós estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra!» E, inclinando-se novamente para o chão, continuou a escrever na terra. Ao ouvirem isto, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher que estava no meio deles. Então, Jesus ergueu-se e perguntou-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?» Ela respondeu: Ninguém, Senhor.» Disse-lhe Jesus: «Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar.»
COMENTÁRIO: Sabes o que quer dizer «apedrejar»? Sim, é atirar pedras a um condenado até que ele morra, na praça pública.
Os mais velhos foram os primeiros a ir embora. Porquê? O Evangelho diz. Talvez porque tendo mais experiência, sejam mais lúcidos sobre as suas próprias dificuldades em praticar o bem, e porque têm também mais coisas em que precisam de ser perdoados!
Jesus é desconcertante. Uma vez mais Ele não faz aquilo que toda a gente esperaria. Respeitando a lei da sua época, Ele interessa-se em primeiro lugar por aquela que está a ser condenada. Ele não diz a esta mulher que ela teve razão para enganar o seu marido, ou enganar-se a si mesma na sua procura de felicidade. Mas diz-lhe: «Vai, e não tornes a pecar».
Jesus confia que doravante ela pode levar outra vida.
Jesus, Tu olhas com amor aqueles que encontras; confias, levantas, curas.
No Evangelho, aqueles e aquelas que tiveram a possibilidade de te encontrar viram as suas vidas transformarem-se.
As testemunhas que encontro ao meu redor contam-me também que Tu mudaste as suas vidas.
Obrigado pelo olhar de amor
Que pões sobre cada um de nós
E ensina-me
A olhar também os outros
Da mesma maneira.
Uma só palavra, um só gesto, e Tu curas, Senhor,
Tu salvas e levantas!
Senhor, faz sobre mim esse gesto,
Diz-me essa palavra.