Evangelho segundo S. Lucas 13, 1-9
Nessa ocasião. Apareceram alguns a falar-lhe dos galileus, cujo sangue Pilatos tinha misturado com o dos sacrifícios que eles ofereciam. Respondeu-lhes: «Julgais que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros galileus, por terem assim sofrido? Não, Eu vo-lo digo; mas, se não vos converterdes, pereceis todos igualmente. E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé, matando-os, eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não, Eu vo-lo digo; mas, se não vos converterdes, pereceis todos da mesma forma.»
Disse-lhes, também, a seguinte parábola: «Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi lá procurar frutos, mas não os encontrou. Disse ao encarregado da vinha: “Há três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não o encontro. Corta-a; para que está ela a ocupar a terra? Mas ele respondeu: “Senhor, deixa-a mais este ano, para que eu possa escavar a terra em volta e deitar-lhe estrume. Se der frutos na próxima estação, ficará; senão, poderás cortá-la!»
COMENTÁRIO: Neste III Domingo da Quaresma, Jesus conta a história da figueira para falar da paciência de Deus.
Qualquer um teria ficado decepcionado ao ver que esta árvore não dava fruto há três anos. Será de admirar que se queira cortá-la? Mas, a esperança do vinhateiro é a do próprio Deus: «Esperemos ainda um pouco… Talvez ainda venha a dar fruto!»
Quando nos nossos dias acontecem desgraças, grandes catástrofes, muitas imagens passam na televisão e nas revistas: o sensacionalismo dá vendas! É mais difícil, e financeiramente mesmo interessante para os «comerciantes de notícias», as coisas bonitas que fazem avançar as pessoas.
No entanto, é aí também que Deus está!
Há homens e mulheres que passam a vida a rezar. Talvez penses: «será que isso serve para alguma coisa?» E passar tempo com um amigo, serve para alguma coisa? SIM, CLARO QUE SERVE!
Também tu sentes necessidade de falar com o teu melhor amigo, ou amiga, de lhe dares notícias tuas, de lhe falares de ti…
Rezar é um pouco isso, mas é ainda mais forte. Quando estás triste ou contente Deus escuta-te. Rezar, não é apenas retirar-se da agitação do dia a dia. É escutar Deus que te fala.
Senhor,
Terias mil razões para desistir:
Os homens destroem cada dia mais
As riquezas que lhes confiastes.
O ódio, a violência, parecem ganhar terreno
Ao amor e à fraternidade.
Mas Tu acreditas ainda neles.
Senhor,
Terias mil razões para desistir também de mim:
Nem sempre faço o que Tu desejarias.
Obrigada pela Tua paciência.
Que a Tua presença me ajude, pouco a pouco,
A «dar frutos» à minha volta
E a tornar felizes aqueles e aquelas
Que encontro.