A festa do dia 11 de Fevereiro faz-nos voltar com o pensamento à gruta de Massabielle, nos altos Pirenéus franceses, onde em 1858 Nossa Senhora se manifestou dezoito vezes a Santa Bernadete Soubirous. Daquela gruta, que se tornou um lugar de oração e de esperança para numerosos peregrinos provenientes de todas as regiões do mundo, a Imaculada continua a exortar à oração, à penitência e à conversão. É a própria mensagem de Cristo: "Convertei-vos e acreditai no Evangelho" (Mc 1, 15),
Acolhamo-la com adesão humilde e dócil! A peregrinação até aos pés da Virgem, realizada pelos doentes e pelas pessoas que sofrem, constitui uma exortação incessante a confiar em Cristo e na sua Mãe celestial, que jamais abandonam quantos acorrem a eles nos momentos de sofrimento e de provação.
Ao morrer na cruz Cristo, o Homem das dores, cumpriu o desígnio de amor do Pai e redimiu o mundo. Queridos doentes, se aos seus sofrimentos unirdes inclusivamente as vossas dores, podereis ser os seus colaboradores privilegiados na salvação das almas. Esta é a tarefa que vos compete na Igreja, que vive perenemente consciente do papel e do valor da enfermidade iluminada pela fé. Por conseguinte, queridos doentes, o vosso sofrimento nunca é inútil! Pelo contrário, é precioso porque constitui uma participação misteriosa mas concreta na própria missão salvífica do Filho de Deus.
Maria, Mulher do sofrimento e da esperança, seja benigna para com as pessoas que sofrem e obtenha a plenitude de vida para cada um: que Ela estreite todos ao seu Coração de Mãe!
MENSAGEM DO PAPA JOÃO PAULO II
11 de Fevereiro de 2005